Demanda por creche em São Bernardo do Campo 2000

Para estimar a demanda por creche no município utilizamos os dados do Censo 2000 do IBGE com alguns critérios que aproximam muito do perfil da criança que depende de uma creche municipal. Contudo isso é apenas uma estimativa, o número real depende da estrutura familiar, das redes de apoio da família, dos rendimentos dos demais membros do domicílio e outras questões que podem aumentar ou diminuir a demanda da família por creche.

 Os critérios adotados forma esses:

 

  1. Verificou-se a presença na família de mulheres cujo último filho nascido vivo tinha até 4 anos no momento da entrevistas.
  2. Dessas mulheres selecionamos aquelas economicamente ativas (ocupadas ou desempregadas) com rendimento de até dois salários mínimos.
  3. Contamos o número de crianças de até quatro anos que pertenciam às famílias das mulheres selecionadas nos itens 1 e 2.

 

Ficamos com 10.813 crianças que possivelmente demandavam creche em 2000. Se excluirmos as crianças que moram com famílias onde existe um adulto (21 anos ou mais) inativo (não trabalha nem está desempregado) que pode tomar conta dela ficamos com 9.539 crianças em condições ideais para demandar uma creche pública.

 

 

Censo 2000

Total de Crianças de 0 a 4 anos

59.131

Mulheres com filhos de até 4 anos

49.885

 - Que trabalham

26.032

 - Que trabalham e com renda de até 2 SM

9.908

Crianças de até 4 anos de famílias com mães que trabalham e com rendimento de até 2 SM

10.813

 - Sem adulto inativo na família

9.539

 - Com adulto inativo na família

1.274

 

Número de crianças que demandam creche no município de  São Bernardo do Campo, por área de ponderação do Censo 2000 IBGE. (O bairro Demarchi incluí o Butujuro, todos os bairros da zona rural estão reunidos ao sul)

Número de crianças que demandam creche no município de
São Bernardo do Campo, por área de ponderação do Censo 2000 IBGE.
(O bairro Demarchi incluí o Butujuro, todos os bairros da zona rural estão reunidos ao sul)