Demanda por creche em Santo André 2000

Para estimar a demanda por creche no município utilizamos os dados do Censo 2000 do IBGE com alguns critérios que aproximam muito do perfil da criança que depende de uma creche municipal. Contudo isso é apenas uma estimativa, o número real depende da estrutura familiar, das redes de apoio da família, dos rendimentos dos demais membros do domicílio e outras questões que podem aumentar ou diminuir a demanda da família por creche.

 Os critérios adotados foram esses:

  1. Verificou-se a presença na família de mulheres cujo último filho nascido vivo tinha até 4 anos no momento da entrevistas.
  2. Dessas mulheres selecionamos aquelas economicamente ativas (ocupadas ou desempregadas) com rendimento de até dois salários mínimos.
  3. Contamos o número de crianças de até quatro anos que pertenciam às famílias das mulheres selecionadas nos itens 1 e 2.

 Acreditamos que essa estimativa superestime o total de demandantes já que não considera a presença de outros adultos que podem se responsabilizar pelos cuidados das crianças na ausência da mãe.

 Ficamos com 8.418 crianças que possivelmente demandavam creche em 2000.


Número de crianças que demandam creche no município de Santo André Por área de ponderação do Censo 2000 IBGE Toda a região do Parque Andreense e Paranapiacaba estão reunidas numa única área de ponderação

Número de crianças que demandam creche no município de Santo André
Por área de ponderação do Censo 2000 IBGE
Toda a região do Parque Andreense e Paranapiacaba estão reunidas numa única área de ponderação