Deputados Estaduais de São Paulo

Com a proximidade das eleições de 2014 voltamos nossos olhos para os principais postulantes a uma cadeira legislativa. Apesar dos protestos contra a classe política que vem ocorrendo em todo o Brasil, os atuais legisladores ocupam uma posição vantajosa na disputa que se avizinha.

Um princípio básico de uma boa campanha eleitoral é saber onde vive seu eleitorado, onde estão seus competidores imediatos e identificar regiões pouco exploradas pela concorrência, mas que tem grande potencial de acordo com o perfil do candidato.

Parte do desenho dessa estratégia começa com o mapeamento da distribuição dos votos do candidato e de seus adversários. Mapas que começam com uma visão geral do Estado, mas que devem necessariamente chegar até as ruas dos municípios mais importantes.

Apresentamos a seguir os mapas mais gerais no nível municipal e em casos selecionados a distribuição por 1.300 bairros da cidade de São Paulo para os atuais deputados estaduais (clique na foto para visualizar os mapas):
 
 

A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z

 

A – Topo

Adilson Rossi

Adilson Rossi

O Deputado Adilson Rossi foi eleito graças aos votos de São Paulo e Guarulhos onde ele consegui 29.949 e 4.953 votos respectivamente. No noroeste paulista, embora a votação não tenha sito tão impressionante como na Grande São Paulo ele obteve uma porcentagem de votos considerável em Rubiácea, Parapuã e Marabá Paulista, um investimento na região de Prudente pode trazer frutos no futuro.

 

Adriano Diogo

Adriano Diogo

O Deputado Adriano Diogo concentrou seus votos na cidade de São Paulo com algum destaque em Matão. Na capital ele teve 70.013 votos, o que representaram 90% da sua votação.
Na cidade de São Paulo seus votos vieram em sua maioria da zona leste em especial dos distritos de Iguatemi e São Rafael; no primeiro podemos destacar o Jardim Alto Alegre e em São Rafael o Jardim Santo André.

 

Alcides Amazonas

Alcides Amazonas

O Deputado Alcides Amazonas concentra seus votos na Região Metropolitana de São Paulo. Na capital ele obteve 22.452 (para a boa estratégia eleitoral devemos investigar em quais bairros esses votos estão concentrados); em Guarulhos ele conseguiu 917 votos e em Santana de Parnaíba 690.

 

Alencar Santana

Alencar Santana

O deputado Alencar Santana recebeu a grande maioria dos seus votos na cidade de Guarulhos, dali vieram 118.871 votos que representaram 77% dos seus eleitores e 17% dos votantes da cidade; da cidade de São Paulo vieram mais 18.045 votos. Em Guarulhos sua votação foi boa em toda a cidade, mas muito superior na periferia do município em bairros como Cabuçu de Cima, Tanque Grande, Bonsucesso e Pimentas onde mais de 21% dos eleitores votaram nele.

 

Alexandre da Farmácia

Alexandre da Farmácia

O deputado Alexandre José da Cunha, o Alexandre da Farmácia, tem seu reduto no Vale do Paraíba, onde ele obteve 93% dos seus votos não tendo recebido votos na maioria dos municípios fora dessa região. Em São José dos Campos ele teve 47.742 votos, em Caraguatatuba foram 1.640 votos, em Santa Isabel foram 1.305.

 

André Soares

André Soares

Os Votos do deputado André Soares e concentraram na região metropolitana de São Paulo, em especial na capital onde ele teve 44.224 votos, em Guarulhos com 4.911 votos e em São Bernardo do Campo com 3.290.

 
 

B – Topo

Beth Sahao

Beth Sahao

A Deputada Beth Sahao teve boa votação na região de Catanduva e São José do Rio Preto; nesta primeira cidade ela obteve 14.034 votos e em São José 1.388. Como acontece com muitos candidatos, além dos votos da sua região a cidade de São Paulo contribuiu muito para a sua eleição com 7.791 votos.

 

Beto Trícoli

Beto Trícoli

O Deputado Beto Trícoli tem força na sua cidade natal e nos Municípios do entorno. Em Atibaia ele obteve 24.444, concentrando 57% dos seus votos; na vizinha Bom Jesus dos Perdões forma 1.434 votos e em Mairiporã 1.707 votos. Na cidade de São Paulo forma mais 3.051 votos.

 

C – Topo

 

Campos Machado

Campos Machado

O deputado Campos Machado teve uma votação importante em praticamente todas as regiões do Estado, mas a maior parcela dos seus eleitores está mesmo na cidade de São Paulo e nos municípios vizinhos a esta. Na capital ele teve 66.555 votos, em Santo André 3.130 votos e em Guarulhos 2.972. Na cidade de São Paulo seus votos se concentraram principalmente na zona norte em bairros como Jardim Virgínia Bianca, Horto, Vila Santos e Santana; há também alguns redutos importantes na zona leste, na Vila Formosa e Vila Matilde.

 

Carlos Bezerra Jr

Carlos Bezerra Jr

O Melhor desempenho do Deputado Carlos Bezerra Jr foi na região metropolitana de São Paulo, onde ele conseguiu 88.603 votos, 82% de todos os seus eleitores. No município de Guarulhos ele teve 3.500 votos e 2.284 em Santo André. Fora da Grande São Paulo o município que se destaca é Ribeirão Preto onde ele teve 2.770 votos. Na cidade de São Paulo, seus 72.984 votos ficaram dispersos com alguma concentração na zona leste em especial no distrito da Vila Formosa, neste distrito citamos os bairros de Vila Mafra e Jardim Textil.

 

Carlos Cezar

Carlos Cezar

O deputado Carlos Cesar distribuiu seus votos por três regiões, temos a capital onde ele teve 16.321 votos, cerca de um quarto do total de votos que o elegeram; na cidade onde ele cresceu – Sorocaba – onde ele teve 8.299 votos, 12% dos seus votos e Campinas onde ele teve 4.287 votos. Em outras cidades próximas a essa três o deputado obteve outras boas votações em Limeira, Piracicaba, Jundiaí e Tatuí. Compare com o desempenha da deputada Maria Lúcia Amary em Sorocaba.

 

Carlão Pignatari

Carlão Pignatari

A melhor região do Estado para o deputado Carlão Pignatari está no entorno de Votuporanga. Nesta cidade ele conseguiu 34.953 votos, 50% dos seus votos; um pouco mais ao norte em Cardoso ele obteve 2.583 votos e em Cosmorama 2.085 votos.

 

Cauê Macris

Cauê Macris

O Deputado Cauê Macris teve bom desempenho da região de Americana. Na cidade de Americana ele obteve 23.303, 17% dos eleitores que compareceram às urnas; em Santa Bárbara d’Oeste ele teve 7.602 votos, mais do que na cidade de São Paulo onde ele conseguiu 6.741.

 

Chico Sardelli

Chico Sardelli

O deputado Chico Sardelli teve bom desempenho na região de Americana. Nesta cidade ele obteve 25.521 votos, 37% do total que o elegeu; na vizinha Santa Bárbara d’Oeste ele teme 9.101 e em Nova Odessa 6.790 votos.

 
 

D – Topo

Dilador Borges

Dilador Borges

O Deputado Dilador Borges tem seu reduto na região de Araçatuba onde ele obteve 39.246 votos, além de boa votação em Osvaldo Cruz, 2.765 votos e Biriguí com 1.428 . Um pouco mais a leste em Olímpia o então candidato obteve 1.262 votos.

 

E – Topo

Ed Thomas

Ed Thomas

O Deputado Ed Thomas tem seu reduto na região de Presidente Prudente, onde ele obteve a grande maioria dos seus votos, somente na cidade de Presidente Prudente ele conseguiu 26.706 votos e na vinha Pirapozinho mais de 4.000.

 

Edinho Silva

Edinho Silva

O Deputado Edinho Silva foi um dos mais votados desta legislatura. Dos quase 200 mil votos distribuídos por todo o Estado ele se destaca na região de Araraquara. Na cidade de Araraquara ele conseguiu 51.714 votos, 41% dos eleitores que compareceram no município e 28% do total de votos do candidato, outras localidades da região também são importantes como Américo Brasiliense, 9.009 votos; Matão, 5.932 votos e São Carlos com 3.090 votos.

 

Edson Ferrarini

Edson Ferrarini

Os votos do Deputado Edson Ferrarini vieram principalmente da cidade de São Paulo onde ele conquistou 72.622 eleitores. Ainda na região metropolitana destacamos Guarulhos com 1.640 votos, Santo André com 1.570 votos e São Bernardo com 1.425 eleitores. Na cidade de São Paulo seus votos foram dispersos com alguma concentração nos distritos de Saúde e Jabaquara em especial nos bairros de São Judas, Parque Imperial, Vila Guarani.

 

Enio Tatto

Enio Tatto

O Deputado Enio Tatto teve seus votos concentrados na grande São Paulo, nos dez melhores municípios da região ele obteve 86% dos seus votos. Na cidade de São Paulo foram 114.130 votos, em Guarulhos 7.681 e em Itapecerica da Serra mais 3.893.
Na cidade de São Paulo ele obteve 71% dos seus votos. Olhando o mapa por bairros vemos que seu desempenho no extremo sul da cidade foi muito superior ao das demais zonas. Jardim Marilda, Jardim Casa Grande e Colônia, todos na região de Parelheiros foram os bairros onde ele conquistou uma proporção maior de eleitores.

 

F – Topo

Fernando Capez

Fernando Capez

Tendo sido do Deputado com maior votação do Estado, Fernando Capez tem sua votação bem distribuída. Uma parte considerável dos seus votos tem origem na região metropolitana de São Paulo, como destaque para a Capital, 119.141 votos; Guarulhos, 7.723 e Santo André com 3.158 votos. No restante do Estado podemos destacar São Manuel na região de Botucatu, 2.468 votos; Porto Ferreira na região de Pirassununga e Cananéia no litoral sul.

 
 

G – Topo

 

Gerson Bittencourt

Gerson Bittencourt

O deputado Gerson Bittencourt divide seus eleitores principalmente entre São Paulo, onde ele teve 38.509 votos e Campinas onde teve 28.705 eleitores, essas duas cidades agregam 75% dos seus votos. Outras cidades importantes são Guarulhos com 2.185 votos e São José dos Campos com 1.458. Na capital o destaque é a zona leste principalmente nos bairros de Jardim Camargo, Jardim Sílvia e Cidade Kemel. Essa influência se extende à vizinha Guarulhos principalmente no bairro dos Pimentas.

 

Gilmaci Santos

Gilmaci Santos

O deputado Gilmaci Santos concentra seus eleitores na região metropolitana de São Paulo e na Baixada Santista, destacamos a região de Osasco (4.241 votos) e Cotia (2.019 votos); a cidade de São Paulo contribuiu com 43.984 votos para sua eleição e Guarulhos com 7.347 votos. Na baixada Guarujá aparece em destaque com 4.141.votos. Em Guarulhos os bairros de Invernada e Taboão foram os mais simpáticos ao programa do candidato; na cidade de São Paulo as áreas onde a penetração do candidato foi maior estão na zona sul em bairro como Jardim Miriam, Chácara Monte Sol, Jardim São Rafael e Americanópolis.

 

Gilson de Souza

Gilson de Souza

A votação do deputado Gilson de Souza veio praticamente toda de Franca e região. A cidade de Franca contribuiu com 72% de todos os seus votos e os 56.170 votos obtidos representaram 30 de todos os votos do município; na vizinha Cristais Paulista foram 1.606 votos e em Pedregulho 1.950.

 
 

H – Topo

 

Heroilma Soares

Heroilma Soares

O reduto da deputada Heroilma Soares Tavares é o município de Itaquaquecetuba onde ela obteve 59.836 votos que representaram 74% dos seus votos e 37% dos votos dados nesta cidade; os municípios vizinhos também contribuíram com uma votação significativa tendo Moji das Cruzes conferido 3.052 votos à candidata, Arujá 2.673 e Guarulhos 2.301.Tendo uma votação tão expressiva em Itaquaquecetuba não é surpreendendo que os bairros da capital onde ela obteve seu melhor desempenho seja aqueles que fazem fronteira com Itaqua, tais como Jardim das Oliveiras, Jardim Romano e o bairro de Aracília em Guarulhos.

 
 

J – Topo

Jooji Hato

Jooji Hato

O Deputado Jooji Hato teve bom desempenho da cidade de São Paulo com 69.451 votos, no Grande ABC onde ele teve 6.097 votos sendo 2.184 somente em Santo André. Na capital sua votação se destacou na nos distritos de Saúde e Cursino, com destaques para os bairros de Jardim da Saúde e Vila Brasílio Machado.

 

Jorge Caruso

Jorge Caruso

O Deputado Jorge Caruso teve algum destaque no interior do Estado como em São João da Boa Vista onde ele teve 2.389 votos, 29% do total de eleitores do município que compareceram às urnas; Presidente Prudente onde ele conseguiu 1.168 e Itanhaém, no litoral, com 2.037 votos. Mas onde ele mais conquistou eleitores foi na grande São Paulo em especial em Itapecerica da Serra com 4.400 votos, Embu com 1.981 e na cidade de São Paulo com 43.003 votos. Dentro da cidade de São Paulo seus votos vieram principalmente da zona Sul, com os distritos de Cidade Dutra e Socorro. O bairro de interlagos (entre esses dois distritos) foi onde ele conquistou a mior fração do eleitorado com 10,6% dos votantes, outros bairros de destaque são Cidade Dutra, Vila Santo Antônio e Jardim São Benedito.

 

José Bittencourt

José Bittencourt

O Deputado José Bittencourt conseguiu a maior parte dos seus votos na região metropolitana de São Paulo com destaque para a Capital com 18.209 votos; Santo André com 5.509 votos (1,2% dos votos do município e 9% dos votos do candidato) e Guarulhos, 2.043 votos.

 

L – Topo

Leandro do KLB

Leandro do KLB

O Deputado Leandro do KLB recebeu 30.024 votos na cidade de São Paulo sendo este o município onde obteve sua maior votação, seguido de Gaurulhos, 2.114; Campinas, 1.309; Santo André, 813 e Cotia com 780 votos.

 

Leci Brandão

Leci Brandão

A deputada Leci Brandão foi eleita basicamente com os votos da Grande São Paulo, na capital ele teve 72% dos seus votos (61.912); em Guarulhos foram 2.387 votos e em Osasco 1.403. Na cidade de São Paulo sua votação foi diversificada com alguma concentração em bairros como: Parque Edu Chaves, na divisa com Guarulhos, Parque Itaberaba , Jardim Matarazzo e Jaguaré.

 

Luciano Batista

Luciano Batista

O deputado Luciano Batista foi bem votado em todo o litoral paulista, em especial em São Vicente onde ele teve 35.114 votos, Santos com 3.421 votos.

 

Luiz Moura

Luiz Moura

O Deputado Luiz Moura tem sua melhor votação na grande São Paulo, principalmente na região de Itaquaquecetuba (4.928 votos), Ferraz de Vasconcelos (3.115) e Moji das Cruzes (2.306). Na cidade de São Paulo, onde ele obteve 76.631, seus eleitores estão distribuídos principalmente na zona leste da cidade, nos bairros mais próximos dos municípios citados anteriormente. Os distritos de Cidade Tiradentes, Guaianazes e Lajeado são regiões onde o deputado é muito forte, em especial nos bairros de Jardim Lagedo, Vila Yolanda e Vila Chabilandia.

 
 

M – Topo

 

Marco Aurélio de Souza

Marco Aurélio de Souza

Os votos da região de São José dos Campos foram fundamentais para a eleição do deputado Marco Aurélio de Souza. Em Jacareí ele teve 74% de todos os seus votos e 40% dos votos da cidade; na cidade de São José dos Campos ele teve 4.898 e em Santa Branca 2.335 votos.

 

Marcos Neves

Marcos Neves

O Deputado Marcos Neves teve boa votação na Grande São Paulo, em especial no oeste da região. Em Carapicuíba ele teve 41.527 votos, o que representa 19% dos votantes do município e 76% de todos os votos que o deputado recebeu.

 

Marcos Zerbini

Marcos Zerbini

O Deputado Marcos Zerbini teve a maioria dos seus votos nos municípios próximos da capital, a exceção foi Novo Horizonte, na região de São José do Rio Preto, onde ele teve 4.160 votos. Além deste município seu maior eleitorado está em Osasco, com 2.319 eleitores; Campo Limpo paulista, com 2.770; Guarulhos, com 3.803 votos e a Capital onde ele teve 65.870 votos. Os votos da cidade de São Paulo se concentraram no noroeste do município principalmente nos bairros de Parque São Domingos, Jaraguá, Recando Monte Alegre e outros nos distritos de São Domingos, Jaraguá e Anhanguera.

 

Maria Lúcia Amary

Maria Lúcia Amary

A deputada Maria Lúcia Amary teve uma votação muito importante na região de Sorocaba. Nesta cidade ela teve 33.457 votos, o que representou quase 50% de todos os seus votos e 10% de todos os votos do município; em Piedade ela teve 5.272 votos, na vizinha Votorantim foram 3.570 eleitores. Compare com o desempenho do deputado Carlos Cesar na mesma região.

 

Milton Leite Filho

Milton Leite Filho

O Deputado Milton Leite Filho concentrou seus votos na cidade de São Paulo e no município vizinho de Itapecerica da Serra onde ele obteve 1.206 votos. Em Rancharia, no noroeste paulista ele conseguiu 1.167 votos.. Os 87.963 votos que então candidato recebeu na capital concentraram-se nos bairros vizinhos a Itapecerica onde o candidato também foi bem votado. Podemos destacar Jardim Capela, Jardim Marque e Jardim Souza todos no distrito de Jardim Ângela.

 

Milton Vieira

Milton Vieira

O deputado Milton Vieira teve bons votos em cidades dispersas pelo estado como Ribeirão Preto (3.094 votos), Bauru (2.059 votos) e Franca (1.528); mas a maioria dos seus votos veio da capital e da região de São José dos Campos. Na cidade de São Paulo ele teve a metade de todos os seus votos com 35.980 eleitores; em São José foram 4.799 eleitores e em Jacareí 1.064. Compare com o deputado Marco Aurélio de Souza que também é forte em Jacareí.

 
 

O – Topo

 

Olímpio Gomes

Olímpio Gomes

O deputado Olímpio Gomes teve algum destaque na região de Presidente Venceslau onde obteve 6.074 votos tendo sido um dos deputados mais votados na cidade. Mas a maioria dos seus votos veio da região metropolitana de São Paulo. Na cidade de São Paulo ele teve 48.221 votos, em Guarulhos 3.125 votos e em Santo André 2.035. Sendo um deputado bastante atuante nas questões ligadas à polícia militar não é surpresa que na cidade de São Paulo seu melhor desempenho tem vindos dos bairros próximos à Academia do Barro Branco como o próprio Barro Branco, Jardim França, Tremembé e Vila Aurora.

 

Bolçone

Orlando Bolçone

O Deputado Orlando Bolçone sem presença forte na região de São José do Rio Preto, na cidade de São José do Rio Preto ele conseguiu 22.513 votos e aí ficaram concentrados 72% de todos os seus votos. Outras cidades importantes da região são José Bonifácio, 1.820 votos; Mirassol com 1.491 e Tanabi com 630.

 

Osvaldo Verginio

Osvaldo Verginio

A grande força do Deputado Osvaldo Verginio está no município de Osasco ode ele obteve 85% de todos os seus votos (54.369); seguido da Capital com 4.571, um trabalho mais aprofundado pode indicar se os locais de votação da cidade de São Paulo onde ele foi bem votado estão nas proximidades de Osasco também.

 

R – Topo

Ramalho da Construção

Ramalho da Construção

O Deputado Estadual Antonio de Sousa Ramalho, o Ramalho da Construção, teve expressiva votação nas cidades de São Paulo e Guarulhos. O deputado é forte na região metropolitana de São Paulo com alguma penetração no noroeste paulista.

 

Regina Gonçalves

Regina Gonçalves

O eleitorado da Deputada Regina Gonçalves concentra-se na região metropolita de São Paulo, 65% dos seus votos vieram da região do Grande ABCD; somente em Diadema ele conseguiu 16.305 votos, em Ribeirão Pires foram 2.601; uma pouco mais afastada desse núcleo a cidade de Itapevi contribuiu com 1.393 para a eleição da deputada.

 

Rodrigo Moraes

Rodrigo Moraes

O deputado Rodrigo Moraes, teve uma votação bem dispersa pelo Estado com alguma concentração na grande São Paulo. Em Ribeirão Preto ele teve 3.155 votos, já na região metropolitana de São Paulo tivemos a capital com 44.11 votos, Guarulhos com 3.643 e São Bernardo do Campo com 2.122 votos.

 

Rui Falcão

Rui Falcão

O deputado Rui Falcão concentrou seus votos na cidade de São Paulo, onde ele teve 83% dos seus votos, outra cidade importante foi Itapevi onde ele teve 9.788 votos.
Dentro da cidade de São Paulo seu melhor desempenho se deu na zona sul em especial nos bairro que fazem divisa com Embu e Itapecerica. Jardim Macedônia, Jardim das Rosas e Jardim Amália todos no Capão Redondo; Jardim Capela e nas proximidades do Clube dos Funcionários Públicos no Jardim Ângela também se destacam. No extremo norte da cidade temos também regiões com boa votação no Jaraguá como os bairros de Jardim Rincão e Vila Ana Rosa. Na zona leste o único destaque é o distrito de Iguatemi, em especial o Jardim da Conquista.

 

S – Topo

Sebastião Santos

Sebastião Santos

O deputado Sebastião Santos teve uma votação bastante dispersa pelos municípios do Estado. A cidade onde ele mais recebeu votos, Campinas, contribuiu com apenas 7% do total de votos que o elegeram com 5.344 eleitores; outra cidade importante, São José do Rio Preto, contribuiu com 4.129 votos, 5,6% do total e Santo André lhe deu 3.998 votos.

 
 

T – Topo

Tito

Tito

O Deputado Tito teve uma votação dispersa, mas com destaque para a região de Campinas. Em Sumaré ele teve 39.208 votos, 60% de todos os seus votos e 30% dos votos computados no município; em Campinas ele teve 3.786 votos e em Piracicaba 3.517.

 

U – Topo

Dr Ulysses

Ulysses Tassinari

O Deputado Ulysses Tassinari concentra seus votos na região de Itapeva onde ele obteve 25.551 votos, na vizinha Buri ele teve 2.380 votos; nos municípios da região ele teve 88% dos seus votos.

 
 

V – Topo

 

Vitor Sapienza

Vitor Sapienza

O deputado Vitor Sapienza conseguiu uma fatia de votos importante em pequenas cidades do norte do estado como Palestina, Jaci, Echaporã e outras; mas boa parte dos seus votos veio da região metropolitana de São Paulo onde ele concentrou 33% dos seus eleitores. Na cidade de São Paulo ele teve 17.856 votos, em Osasco teve 1.657 votos e em Guarulhos 985. Uma pouco mais distante, na região de Bragança destacamos Jarinu onde ele teve 2.481 votos.

 
 

W – Topo

Welson Gasparini

Welson Gasparini

O reduto do Deputado Welson Gasparini é a região de Ribeirão Preto, na cidade de Ribeirão ele obteve 69% dos seus votos (43.194 votos); outras cidades da região também forma importantes, como Batatais, 1.469 votos; Santa Rosa de Viterbo, 911 votos e Jardinópolis com 871 votos.

 
 

Z – Topo

 

Zico

Zico

O deputado Zico teve alguns bons votos tanto no sul do Estado como na região norte, mas a maioria dele veio da região metropolitana de São Paulo. Na capital ele teve 38.194 votos, em Guarulhos 2.232 e em Santo André 1.879.