Vereadores da Cidade de São Paulo em 2012

Prosseguindo com nosso levantamento das oportunidades eleitorais que se apresentam às vésperas das eleições de 2014, vamos agora nos concentrar na cidade de São Paulo e nos seus vereadores mais votados.

Uma votação expressiva na maior cidade do país pode ser uma plataforma para cargos mais elevados tanto no legislativo como no executivo. Isso dependerá da capacidade do candidato de se apresentar como um representante de segmentos cada vez mais amplos, sem deixar de manter um núcleo duro de sustentação.

Alguns candidatos apresentam redutos claros com votação bastante limitada – às vezes nula – para fora dessas áreas; outros, ancorados no prestigio adquiridos geralmente fora da esfera política, não tem uma região da cidade onde estabelecer uma base. O ideal seria um meio termo, projetando sua influência para toda a cidade à partir de um ponto sólido e estável.

Clique na foto para visualizar os dados do vereador.

Andrea Matarazzo

Andrea Matarazzo

A votação do então candidato Andrea Matarazzo foi extremamente concentrada nos bairros mais ricos da capital. Seu melhor desempenho se dá justamente no Jd. Europa onde ele obteve 15% dos votos, um pouco abaixo disso estão bairros muito próximos a este como Jardim América, Cerqueira César e Jardim Paulistano.

 

Antônio Carlos Rodrigues

Antônio Carlos Rodrigues

Os eleitores de Antônio Carlos Rodrigues estão concentrados na zona sul em especial nos distritos de Campo Limpo e em parte do Capão Redondo. Podemos destacar o Jardim Umuarama no Campo Limpo e o Jardim Ipê no Capão Redondo. No extremo leste da cidade o então candidato não recebeu votos.

 

Antônio Donato

Antônio Donato

A votação do vereador Antônio Donato está concentrada no extremo oeste da cidade. Seu melhor distrito é o Capão Redondo em bairros como o Jardim Macedônia e Jardim São José; Na vila Sônia vemos alguma concentração no Jardim Alvorada. Vemos também algum destaque no Jaraguá e Perus.

 

Antônio Goulart

Antônio Goulart

O vereador Antônio Goulart tem sua votação concentrada em uma parte da zona sul, com pouca ou nenhuma penetração nas zonas leste e norte. Seu reduto engloba uma parte dos distritos de Socorro, Cidade Dutra e Grajaú. As maiores concentrações de eleitores estão nos bairros de Jardim Edith onde ele conseguiu uma proporção de votos maior do que a do prefeito eleito Fernando Haddad, Jardim Colonial e Jardim República, todos na Cidade Dutra.

 

Juliana Cardoso

Juliana Cardoso

A votação da Vereadora Juliana Cardoso se concentra na zona leste. Os distritos de Sapopemba e Iguatemi são importantes, com destaque para os bairros de Marechal Mascarenhas, Sítio Oratório e Jd. das Laranjeiras.

 

Masataka Ota

Masataka Ota

A votação do vereador Masataka Ota foi dispersa pela cidade com alguma concentração na zona leste da cidade. Ele é conhecido em consequência da tragédia envolvendo seu filho, que foi assassinado aos oito anos, tendo como principal motivação “expressar a indignação pelo assassinato do meu filho e lutar para que outras famílias não sofram”, uma plataforma que não tem uma distribuição regional específica.

 

Milton Leite

Milton Leite

O mapa do vereador Milton Leite é exatamente o mesmo do seu filho em 2010 para deputado Estadual, numa estratégia de aproveitar a popularidade na região em pleitos distintos evitando uma concorrência dentro da família. Os distritos do Jardim Ângela e Jardim São Luís são os melhores para Milton Leite; podemos destacar os bairros de Vila Gilda e Jardim Capela no Jd. Ângela e Jd. São Francisco e Jd. Souza no Jd São Luís.

 

Netinho de Paula

Netinho de Paula

Com uma votação ancorada na sua notoriedade e histórico de cantor de sucesso, o vereador Netinho de Paula não tem nem regiões muito ruins, nem bairros onde detenha hegemonia. O desempenho na periferia tende a ser melhor do que nas regiões mais centrais. Podemos destacar com uma votação ligeiramente superior à sua média na cidade o distrito de Pedreira.

 

Roberto Trípoli

Roberto Trípoli

O Vereador Roberto Trípoli teve uma votação bastante dispersa na cidade sem áreas muito contrastantes como observamos em outros casos. É possível notar uma diferença entre o centro e periferia, sendo que no primeiro seu desempenho é melhor, num padrão muito próximo, embora menos intenso, que o candidato a prefeito José Serra.

 
 

Toninho Paiva

Toninho Paiva

Um velho slogan de campanha do vereador Toninho Paiva descreve bem seu padrão de votos. Na campanha de 2000 ele dizia: “amo São Paulo, mas tenho paixão pela zona leste”. Essa paixão se reflete no fato de que ele foi eleito exclusivamente com os votos da zona leste. Em 2012 ele não recebeu nenhum voto na zona sul e só foi votado em partes da zona norte. Em parte da zona leste seu desempenho levantou sua candidatura.
 
 
sao_paulo_eleicoes_2012
 
 
Para detalhes da votação dentro dos municípios, mapeamento do potencial de votos e geoprocessamento para campanhas eleitorais entre em contado clicando aqui.